Quem somos
A Carretel Cultural é um organismo empresarial empenhado nas questões ligadas à educação, cultura das infâncias e cultura brasileira. Desenvolve desde 2009 projetos, reflexões e registros a cerca do Brincar como traço elementar da Cultura e Identidade de um povo, e sobre a importância do Brincar para a plenitude do desenvolvimento humano. Pesquisa e sistematiza aspectos da cultura brasileira e busca na força universal e atemporal do brincar, inspiração para construção dos seus métodos.
Princípios
A infância
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como protagonista.
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senhora de uma pedagogia que nos revela os conhecimentos essenciais
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guia na construção do conhecimento que revelam a natureza, a história, a cultura, as geografias.
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arquiteta original do sentido comunitário.
A Cultura
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amálgama elementar.
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costura primordial da relação entre as pessoas.
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meio de saber o mundo brincando.
A Natureza
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"casa das infâncias".
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território dos conhecimentos essenciais.
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materialização do sonho brinquedo.
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onde tudo acontece.
A Comunidade
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ponto de partida.
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lugar de construção de vínculos.
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espaço de diálogo e construções perenes.
"Brincar: linguagem universal das infâncias"
"Uma árvore se adapta ao clima, ao terreno, aos ventos do lugar onde foi plantada. Uma mesma espécie tem formas variadas de tamanho, espessura e textura de caule, fruto e folhas, tudo em função do ambiente em que está plantada. Contudo, a flor, como um elemento essencial de identidade e de possibilidade de perpetuação da espécie, nunca se altera. Na Cultura da Infância, o que corresponde à flor, universal e inalterável, é o movimento. De uma época para a outra, de um continente para o outro, nomes, melodias, ritmos e regras de brinquedos e brincadeiras mudam ao ganharem aspectos das culturas locais, mas o gesto, o movimento dos meninos e meninas quando brincam, permanece".
- Roquinho
"Brincar é uma Pedagogia. Uma Pedagogia das essencialidades. Uma Pedagogia que assenta no “ser humano novo” e em quem brinca, conhecimentos profundos sobre a natureza humana, a vida em suas dimensões diversas e o mundo que se habita. Constatar que esta pedagogia se estrutura sobre a liberdade, o movimento e a alegria, tendo por casa a natureza, me faz pensar que é necessário aprender com as crianças!Eu escolhi como método de aprendizagem, de construção de um conhecimento continuado, acerca da infância, estar com as crianças! Aprendo com elas todos os dias e renovo diariamente este conhecimento. Então, sou mais aprendiz do que um Educador ou Pedagogo." -Roquinho
Roquinho conta: A História de Zefa e o Mistério do Planeta
Transvendo Infâncias
A partir da apreciação do conjunto amplo de fotografias de Roque Antônio Juaquim, o Roquinho, brincante e observador da cultura da infância, surge o projeto TRANSVENDO INFÂNCIAS, em julho de 2020, onde 08 artistas visuais, mulheres, são convidadas a transver, reler, e recriar obras a partir dos atravessamentos que essas fotografias causam em suas narrativas.
A Websérie Transvendo Infâncias revela o processo criativo de 8 artistas mulheres que narram a importância da infância na arte.
Assista aos episódios abaixo:
Concepção e Criação: Alan Minas e Daniela Vitorino; Cartaz-vivo: Luciana Terra ;Montagem da Websérie: Elisa Bedran ;Produção Caraminhola Filmes: Alan Minas e Daniela Vitorino ;Produção Carretel Cultural: Roque Antônio Juaquim ;Produção Mútua Criativa: Daniela Carva e Luciana Terra ;Realização: Caraminhola Filmes, Carretel Cultural, Mútua Criativa.
Transvendo Infâncias
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