O projeto Auto de Barquinhos propõe pensar e agir sobre o brinquedo que nasce da interação entre as crianças e a natureza. A Criança sonha uma casinha e as suas mãos elaboram essa casinha. Sonham um barquinho e as suas mãos dão materialidade a esse sonho.
Os Autos nasceram nas águas do Santo Antônio que corta Maquiné/MG. As crianças, senhoras destas águas e de toda a Natureza da comunidade, quando convidadas a fazer Barquinhos da Natureza, logo se fizeram Mestras e Mestres. O "Auto de Barquinhos" se coloca como uma alternativa natural, para reunir comunitariamente mães, avôs, pais, tios e as crianças, em uma grande ciranda, que juntos, todos exercitam e fortalecem laços.
Auto de Barquinhos
“O Corpo que Brinca: Navega no que é Preciso”...
Ciclos
-
Mediação e conversa sobre; Brincar: Arquitetura Original do Sentido Comunitário.
-
Auto de Barquinhos:
- O Auto de Barquinhos propõe um encontro íntimo com a Natureza e transforma cascas, folhas, flores, gravetos em pequenos Barquinhos da Natureza.
- A soltura acontece em um ritual, pensado e preparado pelos presentes, que celebra e afirma a Natureza como a Casa da Infância.
- Quem tiver e quiser, pode levar seus instrumentos musicais para dar ritmo e harmonia ao Cortejo.
- É desejável que se tenha um espaço de Natureza e ainda água disponível: piscina, córrego, laguinho, etc.
- No mínimo, uma manhã para coletar os materiais na Natureza, elaborar e soltar os Barquinhos e celebrar.
-
Exposição Audiovisual de Barquinhos da Natureza. Essa exposição registra a intimidade entre as Crianças de vários territórios do Brasil e os rios e córregos do seu lugar. É também o registro de um diálogo entre Criança e Natureza e das Brincadeiras e Brinquedos que nascem desse encontro.